Notícias

Evento ABIPLA 40 Anos - Lançamento Anuário 2016 25/11/2016 - Boletins Abipla

Evento ABIPLA 40 Anos - Lançamento Anuário 2016

ABIPLA celebra 40 anos

 

Evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e lançou o Anuário ABIPLA 40 anos com os dados do setor

  

São Paulo, dezembro de 2016 – A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) comemorou na manhã da última sexta-feira (25), em São Paulo, seus 40 anos de atuação. O evento que contou com palestras, homenagens e presenças ilustres também foi marcado pelo lançamento do Anuário ABIPLA 40 Anos. Na ocasião, Antonio Calcagnotto, presidente da entidade, abordou os principais desafios do setor como o combate à informalidade e metas como a sustentabilidade.

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, marcou presença e discursou sobre a importância do segmento de produtos de limpeza e o impacto do setor na saúde. Também estiveram presentes o Secretário Nacional de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Fábio Kanczuk, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o representante do Ministro Gilberto Kassab do MCTI em São Paulo, Nevoral Bucheroni, e o Deputado Federal, Arnaldo Faria de Sá, além de vários presidentes das empresas associadas. O evento ainda contou com a presença dos institutos de pesquisa Nielsen, Euromonitor e Kantar, que apresentaram os principais números contidos no Anuário.

Na abertura, Antonio Calcagnotto abordou sobre a importância da sustentabilidade para o segmento. “A gente tem que trabalhar na compactação e concentração de produtos, trazendo novas tecnologias com melhores aditivos que gastem menos água e diminuam as embalagens – reduzindo a emissão de CO2 durante o transporte”, disse o presidente. “Não dá pra deixar de falar sobre sustentabilidade. Esse é o grande ponto do setor pelo tipo de material que trata, pelo resíduo sólido e pela quantidade de produtos que vende e que estão em 100% dos lares brasileiros”, completou.  

Em sua apresentação, o Ministro Ricardo Barros também comentou sobre a importância do setor de produtos de limpeza para a saúde dos brasileiros. “Limpeza tem tudo a ver com saúde. A cada um real investido em saneamento, economiza-se quatro reais em saúde. Então precisamos tratar o saneamento como ponto importante na nossa missão”, enfatizou o Ministro.

Institutos de pesquisa

Em parceria com a ABIPLA, o levantamento dos Institutos de Pesquisa mostraram que o Brasil é o quarto maior mercado de produtos de limpeza no mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, China e Japão. A pesquisa da Euromonitor apresentou que o setor movimentou no Brasil cerca de US$ 5,8 bilhões de dólares em 2015 e projetou que em 2020, esse valor terá uma alta aproximada de 39%, atingindo US$ 8,1 bilhões.

No país, o setor atinge 100% dos municípios e gera aproximadamente 50 mil empregos diretos. As Indústrias Brasileiras de Produtos de Limpeza representam 5,2% do PIB das Indústrias Químicas Nacionais incluindo petróleo e 10,2% da Química de Uso Final sem petróleo e, mesmo em período de crise, seguem em alta. Pesquisa da Nielsen pontuou que entre 2008 e 2015, o setor evoluiu, e o grande destaque ficou por conta dos produtos multifuncionais que registraram crescimento de 136,4% (13,1% ao ano) no valor de vendas. Seguido pelos limpadores de banheiro, com índice de 133,9% (12,9% ao ano) e pelos produtos a base de cloro, que apresentaram alta de 113,1% (11,4% ao ano).

Durante sua exposição, a Kantar apontou que os produtos de Laundry Care (amaciantes, detergentes para roupas) dominam o mercado de produtos de limpeza. Levantamento sinalizou que a classe de detergentes para roupas, principal segmento do setor, conquistou, nos últimos oito anos, aderência de mercado de 238,9 mil toneladas e expansão de 9,6% anuais no valor de vendas no período. Também mostrou que a classe média alta é a maior responsável pelos crescentes índices que vivem as indústrias do setor.            

Anuário

Ao completar quatro décadas de trabalho, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) celebrou os avanços conquistados no segmento e lançou o Anuário ABIPLA 40 anos. A publicação reúne o panorama histórico do setor, a criação de leis e processos de fiscalização e regulamentação, além de tratar de pontos fundamentais como sustentabilidade – um dos pilares de atuação da entidade. Foram homenageados os três ex-presidentes da ABIPLA: Jackson Medeiros de Farias Schneider, Luiz Carlos Cavalcanti Dutra Junior e Marcos Angelini.

Sobre a ABIPLA

Fundada em 1976, a ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza) representa o setor de produtos de limpeza. A entidade, que reúne aproximadamente 80 associados entre empresas nacionais e multinacionais e que faturam conjuntamente aproximadamente R$ 20 bilhões de reais no setor, tem como intuito fomentar e propor projetos com mais tecnologia e sustentáveis, regulamentações técnicas e discussões tributárias viáveis para atender as exigências de mercado nos melhores padrões mundiais e normas regulatórias atribuídas às indústrias, garantindo a eficácia e a segurança dos produtos oferecidos ao consumidor.

Nestes 40 anos, a ABIPLA conquistou um importante papel de interlocutora da cadeia produtiva (fornecedores, fabricantes e consumidores) junto com o poder público, em âmbito federal e estadual, assim como indutora na implantação de ações favoráveis a propagação de tecnologias mais sustentáveis por meio de novas fórmulas, produtos com menos resíduos, etc.

Para realizar essa função, a ABIPLA compromete-se a antecipar dinâmicas mercadológicas por meio de estudos e parcerias; a estar presente nas discussões sobre eficácia e segurança dos produtos fabricados pelas indústrias do setor; e, a ampliar a reflexão e estimular mudanças de ponta a ponta da cadeia produtiva, indo dos encargos tributários da matéria-prima ao produto final, além do estímulo ao associado para que desenvolva a cada dia produtos mais tecnológicos, mais sustentáveis e inovadores apoiando as pequenas, médias e grandes empresas.

Atualmente, os associados as principais empresas do setor de higiene e limpeza da casa para uso doméstico e uso profissional (institucional), além de fornecedores de matéria-prima. O segmento representa 5,2% do PIB da Industria Química e Petroquímica Nacional e o país é o quarto maior mercado do mundo no setor de produtos de limpeza e higiene da casa.

Apresentações, clique aqui:  ABIPLA   Euromonitor       Nielsen       Kantar Worldpanel 

Comentários

  • Nome Usuario

Parceiros