Abipla

Sobre a Abipla

Sociedade civil de âmbito nacional e Internacional, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (Abipla) representa há 40 anos o setor de produtos de Higiene e Limpeza Domestica e Profissional. Seu modo de atuar democrático permite que as empresas associadas tenham participação expressiva nas decisões tomadas e contem com assessoria constante para temas atuais e relevantes para o desenvolvimento do setor, harmonizando necessidades e expectativas de fornecedores, produtores e consumidores.

Nosso trabalho é buscar e propor alternativas técnicas viáveis para atender as exigências atribuídas às indústrias, garantindo a eficácia e a segurança dos produtos oferecidos ao consumidor. Por isso, a Abipla tem sido um canal de comunicação junto às autoridades responsáveis pela regulamentação do segmento.

Com este trabalho, a ABIPLA procura defender os interesses legítimos de seus associados, direcionando-os sempre ao interesse social comum.

Internacionalmente, a ABIPLA é Membro da ALIADA (Associação Latino-Americana das Industrisd de Produtos de de Higiene e Limpeza Domestica e Profissional), da INCPA (International Network of Cleaning Products), e da AISE.

Missão Abipla

Promover ações que incentivem o crescimento do setor como um todo, o aperfeiçoamento técnico-científico, respeitando o meio ambiente, a saúde e a segurança da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país, além de defender os interesses legítimos de seus associados, com coerência, ética, transparência e qualidade.

Breve Histórico Abipla

Fundada em 12 de novembro de 1976, a Abipla vem desenvolvendo gestões que trouxeram importantes ganhos para o setor e, como consequência, para a sociedade e para o consumidor.

Seu trabalho nestes 35 anos se volta a harmonizar interesses das indústrias, sociedade e governo, congregando os fabricantes e seus fornecedores, facilitando a expansão do produto nacional e promovendo levantamentos da capacidade produtiva e do potencial do consumidor, sempre com vistas ao crescimento.

Hoje, a entidade é referência nacional em assuntos regulatórios e tributários, combate à pirataria e adequação às normas de proteção ao meio ambiente, com destaque para o lançamento do Movimento Limpeza Consciente, lançado em 2009, que visa contribuir com o desenvolvimento sustentável do setor de saneantes, fixando quatro aspectos principais: ambiental, econômico, social e cultural.

Para a sua elaboração, a Abipla se inspirou nas mais modernas tendências globais sobre o tema, com destaque para as seguintes áreas: redução de produtos químicos em geral, redução da geração de embalagens, redução da emissão de CO2, diminuição do consumo de energia e otimização do uso da água.

Em 1995, a entidade também passou a representar o setor junto ao Comitê de Indústrias de Productos de Limpieza Personal, Hogar y Afines Del Mercosur (Coinplan) e, em 2005, junto à Asociación Latino-Americana de Artículos Domisanitários y Afines (Aliada).

Parceiros